terça-feira, 27 de novembro de 2012

O inferno são os outros



Mothers, beware! Se tem uma coisa que infelizmente não é mito quando a gente engravida, são as grosserias, tosquices e conselhos infelizes a que ficamos sujeitas. Não bastasse a mão na barriga, ainda temos que ficar ouvindo todo tipo de nonsense, barbaridade e absurdo, de todos os lados. Parece que quando uma mulher fica grávida, ela deixa de merecer respeito, e tem que aguentar os sentimentos dos outros.

É sério! É chocante!

Primeiro tem a coisa da mão na barriga. Acostume-se. Elas vêm de todos os lados, nos momentos mais inesperados. Eu até entendo: a barriga deixa de ser você, e passa a ser o bebê, e as pessoas querem encostar naquele bebê fofo que ainda não podem ver. Isso nem me incomoda tanto, já os comentários...

Desde a adivinhação do sexo do bebê, às cobranças quanto ao nome do bebê, a gente ouve de tudo! Coisas como "que barriga enorme", "como você engordou", "você tem que comer banana todos os dias", "você não pode mais tomar suco de laranja", "não passe a mão na sua barriga porque faz mal ao nenê", você ainda leva patadas quando diz que está lendo o livro da Encantadora de Bebês.

Aliás, nesse ponto, a coisa é bem mais escancarada. Eu sempre fui de estudar e me preparar para as coisas. Com minha filha, não é diferente. Estou lendo todos os livros que posso sobre bebês e gravidez, porque acho que estar informada é essencial. E isso parece causar revolta nesses pais que não leem, nem nunca leram nada sobre bebês, e que não acreditam que a gente possa se preparar para ser pai e mãe.

A revolta parece maior ainda vinda daquelas mães cujos maridos/companheiros ou simplesmente os pais dos filhos delas não deram muito apoio. Sinto muito, a culpa não é minha se você escolheu mal o pai do seu filho. Evito de falar sobre quanto meu marido me apóia e também lê sobre gravidez e crianças, porque a inveja fica escancarada, é horrível! Não sei como as pessoas não conseguem controlar esses seus lados negros.

Como ontem eu ouvi que "fica comprando esse monte de livros e não vai usar nada de tanta frescura". Assim, como uma chicotada, simplesmente porque eu disse que estou lendo o livro da Encantadora de Bebês e que ele é muito bom. Oi, amiga, desculpa se seus filhos são uns demônios e você não consegue educá-los, mas eu não tenho nada com isso. Talvez fosse bom você ler o livro.

Além disso, a gente fica ouvindo todo tipo de história horrível sobre partos prematuros, hemorragias, abortos, etc. Eu sei que noção anda em falta no mundo, antes eu pensava que as pessoas tinham mais carinho pelas grávidas, mas me parece justamente o contrário! O que digo é: não vire uma dessas pessoas! Se você não tem nada de útil ou agradável a dizer, não diga! Respeite as grávidas, pelamordeDeus!

8 comentários:

  1. hahaha te entendo perfeitamente! Meu bebê nasceu final de outubro e também passei por tudo isso, as dicas mais bizarras que você pode imaginar, você vai receber!! E olha, depois que o bebÊ nasce, isso não acaba não.. ainda mais se você também for mãe de primeira viagem.. vixi.. o pessoal vem com milhares de conselhos, simpatias, pragas pra cima de você hahaha!
    como diz meu marido: Graças a Deus que tem internet.. que ai qualquer duvida eu tiro por aqui, mando os links pra ele ler também e nós educarmos e criarmos o bebê do nosso modo baseado naquilo que nós achamos corretos, não nos rumores dos outros..

    mas calma, uma hora isso alivia ou você nem escuta mais, entra por um ouvido, sai por outro! afinal, quem vai conviver com o baby são vocês, não os outros.. ^^
    boa sorte com tudo na sua gravidez!!! beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Pricila! hahaha Sim, já tô mais acostumada, mas no começo, a gente sofre! Ainda mais com todos hormônios que estão agindo, dá vontade de matar! hehehe
      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Também me senti assim, minha Sofia tem 1 mês e 26 dias e ainda ouço conselhos absurdos e cobranças por ser mãe de primeira viagem. As vezes da vontade de mandar as favas. Da vontade fazer um caderno com as respostas pois são redundantes e cansa ficar o tempo inteiro respondendo o mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a gente tinha que andar com um gravador, aí só tocava pra pessoa e nem se dava ao trabalho de olhar na cara. No geral, eu mostro os dentes e concordo. Modo autista, como diz meu marido.

      Excluir
  3. Eu sou a louca da mão na barriga! Juro que tento resistir, mas é mais forte que eu... ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Mari, mas isso até é o de menos. Eu sei que é carinhoso. O problema são as coisas sem noção que a gente escuta e o povo mal educado que não dá lugar no ônibus.

      Excluir
  4. Ah, nem fale!

    Primeiro tem aquela perguntinha: Como está meu "sobrinho", "neto", "filho", "primo"? As pessoas esquecem que vocês dois (mãe e filho) são "um só". No período gestacional, não existe 2, existe 2 em 1! rs. Então, esquece do "como você tá?", porque você já não existe mais..rs. Ok, meu filho em primeiro lugar!

    Daí vem as mãos e os "quero saber se ele chuta".. Aiii!!
    Põe aquela mãe quente na sua barriga, e fica lá olhando para barriga e pra sua "cara": " è ele?, ai, conversa com ele aí, quero sentir ele mexer!".. Afff..

    Nossa, sua barriga tá "baixa"!! Ah manucú!! kkk. Fora as mães que engordaram 30 quilos e acham que você, por ter engordado 1/3 está com problemas, ou está infeliz!

    Nossa, você está com 31 semanas? Vishhhh ainda tem tempo!
    Gente, tudo bem, algumas grávidas amam ser grávidas, mas a ansiedade é muita! Desculpa, mas para mim, tudo demora uma eternidade! E lá vai a bendita dizer que falta muuuuito!! Ah vá vá..rs

    Nossa, você vai ver nos últimos dias, não vai conseguir mais dormir, então aproveite e durma agora. Ok, até entendo, mas como compensar o sono? Pelo que saiba, sono não tem banco de horas..rsrs..

    Fora o papo do parto! Ah, toma cuidado com médicos cesaristas! Faça o normal! Ah não faça o normal porque dói muito..

    Eu hein..

    Estou completando 31 semanas. Meu Marcelo vem no começo de fevereiro. Pra mim parece que tá longe demais, mas tô seguindo aqui, na luta! Não vejo a hora. E enquanto isso, vou descansando e tentando me "preparar" para a próxima etapa. Vai valer a pena, espero! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Carlinha, é bem isso! hahaha A dor e a delícia da maternidade. Estou de 28 semanas e também estou ansiosa, acho que é normal. Mas com certeza vai valer a pena! Que corra tudo bem no teu parto e teu filhote nasça lindo e cheio de saúde!

      Excluir

Hair frenzy!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...