quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Pluna: o barato que sai caro.

Muito bonitinho, né? 
Pena que o tratamento que dispensam 
aos clientes não é nem um pouco bonito.


Vou fazer aqui um desabafo.
Quem me conhece e/ou acompanha o blog, sabe que estive de férias em Buenos Aires agora em novembro, com meu namorado.
Nós planejamos essa viagem com bastante antecedência, porque queríamos ir aos shows das bandas Strokes e Pearl Jam. 

Meu namorado pesquisou bastante e encontrou passagens aéreas mais baratas pela Pluna, que é uma companhia uruguaia. Muita gente aqui do sul conhece a Pluna como companhia de ônibus, mas eles são companhia aérea já faz um tempinho e oferecem passagens com valores bastante competitivos. Atualmente têm dois vôos diários fazendo a rota Porto Alegre-Montevidéu-Buenos Aires.

Voltamos de viagem no domingo, dia 20 de novembro, e para nossa surpresa, uma das nossas malas não apareceu naquela esteira de bagagens. Ficamos esperando, esperando... e nada! Isso é bastante chato. Fomos falar com a funcionária da Pluna que estava ali e na nossa frente tinha um gringo que também não tinha recebido a mala.
Fui falar com ele e, como falo inglês, a moça da Pluna me pediu que a auxiliasse no atendimento a ele, já que ela não falava inglês. Eu ajudei e depois ela nos atendeu, preenchendo um formulário e garantindo que a mala chegaria no dia seguinte, que talvez tivesse ocorrido algum problema na troca de avião, mas a mala seria enviada e entregue na minha casa.
Confesso que fiquei um tanto pasma pela funcionária não falar inglês, sendo que a Pluna não é brasileira e faz voos internacionais, mas ela foi atenciosa e nos tranquilizou.

No entanto, no dia seguinte a mala não apareceu. E eu resolvi apelar para o twitter e o facebook da Pluna, já que dizem os jornais que esses meios funcionam melhor que o PROCON. Na segunda, então, dia 21/11, comecei a contatar a empresa pelas redes sociais. Primeiro me ignoraram. Depois, quando uma menina uruguaia que estava tentando comprar passagens e pediu auxílio no facebook disse que não iria mais viajar pela Pluna tendo em vista a minha mala perdida, eles resolveram me responder. Pediram os dados: nome completo, informações do voo, da bagagem e disseram que iriam fazer tudo para encontrar a mala e enviar o quanto antes.

Fico perplexa porque despachamos as duas malas juntas e só uma chegou. Como isso acontece?
Passando por cima de questões assim, o que acontece é que hoje é quinta-feira, 24/11; eu cheguei no domingo, 20/11; a Pluna me disse na terça-feira, dia 22/11, via twitter, que havia encontrado a mala, só que a mala continua desaparecida! E agora eles optaram por simplesmente me ignorar, como se a minha mala perdida, que a PLUNA PERDEU, não fosse problema deles.

Além disso, tenho ligado duas vezes ao dia, todos os dias, desde segunda-feira, para a Pluna no Aeroporto Salgado Filho, aqui em Porto Alegre. Eles informam que estão em contato com Montevidéu e têm solicitado a mala, mas a mesma não foi enviada. E, começo a temer, nem será.

A funcionária me informou que depois de 28 dias eles indenizam a mala, em US$30 (trinta dólares americanos) por quilo de bagagem despachada. Acontece que pagamos excesso de bagagem, US$100 (cem dólares americanos), cujo comprovante eu tenho, que eles devem nos devolver, já que o "excesso" não chegou. Além disso, dentro da mala estão os alfajores que compramos de presente pra familiares e amigos, e que, obviamente, depois de tantos dias supostamente viajando por aí (acreditando que a mala realmente tenha sido encontrada), serão jogados no lixo

Nesse tempo, meu namorado fica sem parte de suas roupas, um par de sapatos sociais, o barbeador elétrico novinho (comprado recentemente - Philips) e eu sem 2 pares de sapatos, algumas peças de roupa e parte dos cosméticos que havia comprado em Buenos Aires. Inclusive aqueles que eu mostrei nesse post.

Uma amiga tinha me dito que eles indenizavam em dois mil reais a bagagem perdida, como se eu tivesse tirado a sorte grande. Mas eu não quero, neste momento, ao menos, indenização, e sim a mala, com todos os nossos pertences dentro, intactos. Estou muito, muito chateada com o ocorrido. E mais ainda com o tratamento que me está sendo dispensado pela Pluna. Os funcionários aqui em Porto Alegre são muito gentis, mas a verdade é que a empresa, que é uruguaia e cujos comissários de bordo não falam português, trata seus clientes com desprezo, não merecendo qualquer credibilidade.


Pode parecer muito drama por causa de uma mala, umas roupas, alfajores e cosméticos, mas não é. A gente faz uma viagem querendo se divertir, espairecer, ter bons momentos. As coisas que estão na mala são lembranças da viagem, dos bons momentos que passamos e, também, coisas pessoais, coisas que ninguém acha legal simplesmente vir alguém e "perder" suas coisas. Esse ocorrido me deixou bem triste por esses dias, principalmente porque não pude dar nenhuma lembrança da viagem aos meus amigos e familiares. Minha sogra ficou sem a caixa de alfajores especiais que compramos com todo carinho para presenteá-la. É muito chato, muito triste e, ainda pior, quando a empresa simplesmente te ignora e age como se não tivesse nada a ver com o "seu" problema.

Então, enquanto eu sigo nessa novela, fica a dica: nem sempre o barato é o melhor, e a Pluna deixou muito a desejar no trato com o meu caso.

6 comentários:

  1. Puxa, realmente muito chato isso. Eu e o Ju queríamos voltar a BA nessas férias e estávamos pensando na Pluna, agora não sei mais se iremos. A boa e velha GOL, apesar dos pesares, parece a melhor opção.

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  2. Oi Vica,
    sinto muito pela sua mala, espero que você volte a encontrá-la com seus pertences intactos. E não é muito drama não, realmente é uma situação muito ruim... todas as vezes que viajo morro de medo disso acontecer. Obrigada por dividir a situação com a gente, assim dá pra evitar essa empresa!
    Abraço,
    Gisele

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  3. Oi amiga, espero que já tenham devolvido sua mala, mas caso ainda não tenha ocorrido, lembre-se que você precisa registrar o fato, para poder cobrar uma indenização justa (mesmo que eles devolvam a mala, você vai sair no prejuízo, entende?). Beijo.

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  4. Nossa aconteceu a mesma coisa comigo eu e meu noivo viajamos por está mesma companhia que dispensa maus comentários pois qualquer coisa que eu fale de ruim dela seria pouco, pois viajamos para buenos aires também e voltamos no dia 10 a pós o voou atrasar 5 hrs e ficarmos desda 14 hrs sexta-feira em buenos aires e chegarmos aqui no Brasil as 5:00 da manhã no sábado pois um voou que estava marcado para sair as 19:55 saiu de montivideu as 23:55 e está companhia não auxiliou em nada os passageiros nem se quer com uma água chegamos no Brasil após 15 hrs dentro de aeroportos e aviões. Somente 1 das duas malas que deixamos aos cuidados dela chegaram onde faço das suas as minhas palavras fora as roupas de marca e caras que levamos compramos mais de 2.000,00 em roupas e presentes levamos tênis nike que custaram aqui no Brasil custou 700,00 e outras coisas mais que foram muitas coisas caras e de marca como blusas de frio da lacoste, camisetas e polos da La Martina, Pingum fora as coisas que compramos lá destas mesmas marcas ..... E ápós 3 dias não tivemos nenhuma resposta sobre a mala a companhia apenas informou que eles estão fazendo o possível e que temos que esperar que iram achar a nossa mala, mais fico indignada pois como pode uma bagagem com identificação onde as duas foram entregues juntas na hora do checkim e apenas 1 chegou .... Isso não tem como entender ... Estamos muito indignados com isso .... Nunca irei recomendar está companhia para ninguém e se em 30 dias que é o prazo para encontrarem a nossa mala o que eu acho bem dificil iremos entrar com uma ação contra a empresa ... Pois na nossa primeira viagem internacional além de termos todo este transtorno com a troca do voou eles perderam nossa bagagem e nem se quer nos da um atendimento ou qualquer explicação da onde está a nossa mala.

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  5. Vcs deveriam se unir e entrar na Justica, ta muito estranho isso tudo! Quantos casos mais devem existir?
    Teem q colocar a bocano trombone! Ja to preocupada com uma pessoa q acaba de me comunicar, surpresa, q a volta
    Erah pela Pluna,para surpresa dela q comprou ida e volta pela Tam!!!De montevideo para SP serah por esta cia!
    FALA SERIO VIU!
    Tomara de td certo,meu Deus, q mundo eh esse?
    E,amiga,sinto muito mesmo isso q aconteceu com vc! Alguem esta com sua mala, isso eh FURTO,!!!
    Seus pertences! E a avaliacao num pode ser o qto eles quizerem!!
    Corre pelo que eh justo!O tempo voa!
    Nao espere por eles...Deus abencoe vc e essa causa!

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