segunda-feira, 31 de março de 2014

#roacutandiaries 1o mês



Tirando o mofo e as teias de aranha... voltando pra contar que estou fazendo tratamento pra acne persistente com o famoso e temido Roacutan. Na verdade, Isotretinoína genérica do laboratório Valeant.
Depois de anos de acne e mil produtos usados, acabei apelando pra solução mais radical, que é a Isotretinoína. Esse medicamento que é "a cura da acne", também tem muitos efeitos colaterais, os piores e mais temidos acontecem em caso de gravidez: o remédio é teratogênico, o que quer dizer que ele causa grave deformações no feto. É terminantemente proibido engravidar durante o tratamento e depois dele você tem que esperar alguns meses pra tentar. 

Estou acabando a minha segunda caixa, meu primeiro mês (no meu caso, duas caixas por mês). Segundo me informou a dermatologista e uma farmacêutica, embora supostamente devam ter a mesma substância (o medicamento original e o genérico), eles são diferentes e produzem efeitos diferentes. E supostamente há uma marca que não faz efeito, é um genérico, mas agora não lembro o laboratório.

Ainda não refiz meu exame de sangue. Durante o tratamento é necessário fazer exames de sangue mensais pra controle de colesterol e triglicerídios, além de alterações no fígado e pâncreas. 

Até agora o que senti foi que as espinhas do rosto pioraram, mas a pele do corpo tá super seca, em especial as mãos (porque lavo constantemente, tenho bebê pequena) e os lábios. Os lábios, nossa, nem lembro quando foi a última vez que tive lábios tão ressecados assim. Comprei bepantol pela internet, mas com a greve dos correios, só chegou hoje. Então estou usando um produto da Dermage que a dermato me deu, mas não acho que resolve muito. Fico usando uns glosses da Hello Kitty com gostinho, que parecem ajudar mais.

Outra coisa são os olhos. Ressecam e não lacrimejam. Você precisa usar colírio, especialmente se passar muito tempo em frente ao computador. Também tive dores de cabeça, coisa que raramente tenho.

A dermato me disse que no começo as espinhas pioram, mas depois começam a melhorar. O tratamento é caro, não só porque a Isotretinoína é cara (duas caixas da genérica custaram uns R$80 na Panvel), mas também porque, caso você seja mulher, é obrigatório tomar pílula durante o tratamento (ou usar DIU), que é mais um gasto pra somar nessa conta, além do colírio, o bepantol ou outro produto pros lábios, creme pras mãos, creme pro corpo (ou óleo corporal), e protetor solar (obrigatório usar ao menos duas vezes ao dia, mesmo que você não vá se expor ao sol). E também resseca os cabelos, então você vai precisar de produtos mais potentes pra manter o cabelo hidratado.



Atualmente, estou usando esse arsenal. E a dermato mandou eu hidratar os braços 3 vezes ao dia, já que estão tão ressecados que coçam. As espinhas no rosto estão melhorando, o brabo é que as manchas sou vou poder pensar em fazer qualquer coisa depois do fim do tratamento... ainda tenho 6 meses pela frente.

Procurando no Google por alguns efeitos colaterais do Roacutan (que são muitos, a bula parece um livro de tão grande), encontrei o blog da Fefa, que já terminou o tratamento. Ela tem posts bem legais contando a experiência dela.

Minha idéia é escrever ao menos um post mensal sobre o tratamento. Sigam-me os bons! ;)

6 comentários:

  1. Eu tive problemas bem sérios de acne na adolescência (virei especialista em photoshop na época, hehehe). Fiz diversos tratamentos (até Diane 35 me mandaram tomar) mas, no meu caso, ela foi desaparecendo sozinha, aos poucos, a partir dos 20 anos.
    Já lábios ressecados eu tenho naturalmente todo inverno, de rachar, sangrar e doer muito porque minha pele é muito frágil :( Nessas horas o Bepantol Derma creme faz milagres!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tomei Diane muitos anos e a pele ficava boa, mas nunca completamente livre de espinhas e oleosidade. Agora cansei. Tô com 35 anos, chega de espinha.

      Excluir
  2. Vá em frente! Fiz o tratamento com roacutan 2 vezes (as espinhas voltaram após 5 anos do primeiro tratamento) e posso dizer que vale muito a pena. O preço também caiu demais! 3 anos atrás, cada caixa era em torno de 150 reais!
    Siga as instruções da tua dermato que o sucesso é certo. Inclusive as manchas melhoram muito só com o roacutan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Aninha, espero não ter que repetir a dose. Ainda é caro, né? 85 reais cada caixa na Panvel. Mas se der certo, vai valer a pena.

      Excluir
  3. Oi, Vica! Fiz tratamento com Roacutan anos atrás, em 1998, quando tinha 16 anos. Como sua médica falou, é normal essa "piorada" no início, mas, ao menos no meu caso, foi definitivo: a acne foi e nunca mais voltou. Tb tive q fazer todos esses exames de sangue mensalmente e lembro dos triglicerídios subirem consideravelmente e desse ressecamento nos lábios tb. Na época, o que pipocava na mídia era a relação do remédio com depressão. Minha mãe ficava apavorada com isso, sem falar q uma caixa do remédio custava 100 reais (se hj ainda é uma grana, imagina em 1998!). Mas, no meu caso, o tratamento foi muito, muito tranquilo. E, como disse, resolveu mesmo o problema. Espero que contigo seja assim tb. Boa sorte! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erika, deu certo mesmo, que a tua pele é linda! Ainda não refiz meu exame de sangue, espero que não dê nenhuma alteração significativa.

      Excluir

Hair frenzy!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...