terça-feira, 11 de junho de 2013

7 dicas para fazer seu bebê dormir melhor



Verdade seja dita: por mais que a gente ouça as amigas que são mães falarem que a gente nunca mais vai dormir depois que tiver filhos, o fato é que a gente desconsidera isso totalmente e acha que é exagero... aí vem o primeiro mês do seu bebê em casa e você pede pra morrer. Não estou exagerando. Fora raros casos, a maioria dos bebês têm dificuldades pra dormir. Dormir é algo que o bebê aprende, assim como aprende a mamar, aprende a segurar a cabecinha, e por aí vai...

E esse papo de dormir feito um bebê... esqueça! Os bebês dormem muito mal. Suas fases do sono são diferentes das fases do sono de um adulto, e eles acordam e dormem de novo com freqüência, além de terem um período em que fazem uns barulhos para lá de esquisitos e você chega a pensar que seu filho tá possuído por alguma entidade.

Nos primeiros dias os bebês recém nascidos dormem bastante mas, depois, dependendo da personalidade do seu filho, pode ser que ele durma pouco. E aí você tem que ensiná-lo a dormir. Fora as madrugadas que você passa dando de mamar (no peito ou na mamadeira). No começo você pensa que consegue, como eu, que até tuitava na madrugada... mas depois você vai perdendo o pique e começa a dormir sentada, em pé, encostada na parede... é terrível!

Minha filha fez 4 meses e até agora vinha acordando ao menos 2 vezes por madrugada para mamar. Isso acaba com a gente. Desde sábado que tem acordado apenas uma vez... nossa, eu me senti outra na primeira noite que isso aconteceu, acordei me sentindo tão descansada! hahahaha Sério, faz muita diferença ter apenas uma interrupção no sono noturno.

Agora também já estou mais esperta e coloco a pequena pra dormir assim que noto que ela está cansadinha. É uma manha que você pega com o tempo e que dá resultado. Ao contrário da crendice popular de que você tem que deixar o bebê acordado durante mais tempo durante o dia senão ele não dorme à noite, o bebê precisa de seus cochilos (de preferência 3 durante o dia) para dormir melhor à noite. Quanto mais ele dorme, mais ele dorme.

Aqui vão 7 dicas para fazer seu bebê dormir melhor:

- ruído branco ou o ursinho que toca sons do útero - vai parecer estranho, mas o chamado ruído branco (aquele barulho de tv quando está fora do ar) embala o sono dos pequenos. Mas dá mais resultado o ursinho que toca sons do útero! Compramos esse da Prince Lionheart e foi uma das melhores compras que fizemos. A pequena passou a dormir bem mais tranquila embalada pelo som do ursinho. Você pode também procurar esses sons para baixar, no site do Dr. Karp tem amostras.

- banho - essa você provavelmente já sabe: nada como um banho bem morninho antes de dormir pra relaxar. Ajuda mesmo. Experimente pingar umas gotas de óleo de lavanda na água da banheirinha, ajuda mais ainda. Ou use um dos produtos da linha Hora do Sono da Johnson's Baby.

- aromaterapia - a dica acima vale para fora do banho: compre óleo essencial de lavanda (é meio carinho, mas como você vai usar só umas gotinhas, dura bastante) e coloque num difusor no quarto do bebê. Temos usado um difusor assim e parece ter ajudado.

- tente outro cenário - se durante o dia minha pequena não quer dormir no berço, eu tento o carrinho, ou o berço portátil que temos aqui. Costuma funcionar.

- tente uma roupinha diferente - alguns bebês não gostam de certos tecidos, então tente trocar a roupinha para ver se seu bebê dorme melhor. Também veja se ele está numa temperatura agradável, as mãozinhas devem estar quentinhas, mas não muito quentes.

Olha a Adriane Galisteu casando e vestindo o baby no sling!

- "vista" o seu bebê - ah, nada como um sling! Acostumar o bebê no sling desde o começo é garantia de que ele vai dormir ali, quentinho, confortável, pertinho do coração da mamãe ou do papai (sim, porque os papais também podem usar). O problema é fazer o bebê continuar dormindo depois que você tira ele do sling. Minha baby sempre acorda...


- se nada adiantar, apele pra camisa-de-força! - sim, o swaddle, ou charutinho, é uma técnica que funciona que é uma beleza. Recém nascidos podem ficar estressados pelos movimentos involuntários dos próprios bracinhos, por isso colocá-los num swaddle ou enrolá-los bem em uma manta para dormir costuma resolver o problema. De quebra, eles ficam quentinhos e se sentem protegidos, já que no útero eles ficavam contidos.



Um comentário:

  1. Ainda não me acertei muito bem com o sling, mas acabei de descobrir que o swaddle é uma beleza pra amamentar pq o Lucas não fica colocando os braços no caminho da teta! hahaha

    ResponderExcluir

Hair frenzy!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...