quarta-feira, 22 de maio de 2013

Como trocar fraldas?



O blog para mulheres loucas por cabelos também é utilidade pública para mamães e futuras mamães! 

Trocar fraldas é uma arte que se aprende... fazendo! Antes da minha filha a única experiência que eu tinha no assunto era uma única fralda do meu afilhado que eu troquei. E ainda por cima, tinha colocado a fralda ao contrário! As primeiras fraldas que eu troquei da minha filha, eu tremia! Além de levar um tempão pra trocar. Não adianta, é algo que depois de um mês, um mês e meio, fazendo umas 7/8 vezes por dia (e pode ser mais do que isso, prepare-se!), você acaba tirando de letra e fazendo bem rápido. Aprende-se na prática, mas tem como facilitar o serviço. 

Se você ainda está esperando seu bebê nascer, e montando o quartinho, sugiro ter uma lata de lixo com pedal próxima ao trocador (sim, você precisa ter um trocador), bem como umas gavetas próximas com tudo o que você vai precisar. Se já montou o quarto e não sentiu falta da lixeira... me conta como você faz?

E o que você precisa?

- fraldas - o óbvio ululante, mas não custa lembrar. Nós temos usado fraldas descartáveis, e até agora as minhas preferidas são as Huggies Turma da Mônica Soft Touch Max e as Pampers Total Confort. A menção honrosa fica com as fraldas da Pompom, que seguram bem a onda durante o dia. Aprenda: se seu filho/a faz cocô, você tem que trocar a fralda o quanto antes. Fraldas que prometem durar 10 ou 12hs só duram tudo isso pra xixi, pro número 2 elas não duram. Além disso, se você deixar a criança com a fralda suja, ela vai chorar e pode ter assaduras sérias. Fora que, se seu filho/a fizer um xixi por cima do cocô, a chance da fralda vazar é bem grande. Ajude a poupar o meio ambiente lavando menos roupa, e troque a fralda assim que perceber que se trata do número 2.

- lenços umedecidos ou uma garrafa térmica com água morna (ou chá de camomila morno) e bolas de algodão - a gente optou pelos lenços umedecidos. Minha pobre filha já acostumou com o geladinho na bunda e não reclama. Usamos o chá de camomila morno quando ela teve uma assadura (que, graças aos céus, sumiu bem rapidinho). De resto, a gente usa lencinho mesmo e temos uma tabela comparativa. Até agora, o melhor é o Pampers Sensitive, por vários motivos: as toalhinhas têm uma ótima textura, saem fácil da embalagem (uma a uma, sem rasgar), não têm perfume (o grande vilão da alergia) e limpam bem.

- cremes antiassaduras - sugiro ter um mais simples para o dia e um mais porrada para a noite, para evitar assaduras e/ou tratá-las. Nós usamos durante o dia o Burt's Bees Baby Bee Multipurpose Ointment (que eles não fazem mais e foi substituído por um específico para troca de fraldas) e à noite o Desitin.  Nas trocas na rua eu uso o Bepantol Baby porque é pequeno e fácil de carregar. O Desitin é um creme que você encontra nos Estados Unidos e tem uma alta concentração de óxido de zinco, que é o que trata as assaduras e também as previne. Nos EUA ele é muito barato, então se você vai viajar ou tem alguém que pode te mandar ou trazer pra você, não hesite em encomendar. Ele é, de longe, o melhor. Não curto muito Hipoglós por causa da textura e também do cheiro, além de achar que o produto é caro, se comparado com o Desitin. A mesma coisa pro Bepantol Baby: vem uma merreca na embalagem e custa mais de 15 reais. O bom e (quase) barato é o creme antiassaduras da Turma da Mônica Baby, quebra um bom galho durante o dia, mas não sei se é tão eficiente durante a noite.

Outras coisas:

- bico - se você deu bico pro seu filho/a, pode ser necessário usá-lo durante a troca. Muitos bebês protestam bastante pra trocar a fralda (graças ao bom Deus que não é esse o caso da minha filhinha), e distraí-los é a solução.

- roupas - se a fralda vazar, é bom ter outra roupinha por perto para trocar. Lembre-se que você não deve deixar seu bebê sozinho em cima do trocador!

- álcool gel para as mãos - lembre-se de higienizar suas mãos ANTES e DEPOIS da troca de fraldas (confesso que eu lavo as mãos no banheiro mesmo, não uso álcool gel).

- kit de primeiros socorros/remédios e cortador de unhas - o trocador é um ótimo lugar pra você cortar as unhas (dos pés, ao menos) do seu bebê e também para dar remédios pra ele. É uma boa idéia manter esses itens próximos.

E como, afinal, você troca fralda? Bom, primeiro você abre a fralda, porque elas vêm bem dobradinhas na embalagem. Verifique se ela está do lado correto, a frente para a frente, limpe bem a área genital do bebê com o lencinho ou a bolinha de algodão embebida na água/chá morna/o e coloque o bebê em cima da fralda ABERTA. Passe o creme antiassaduras em toda parte genital (na frente e atrás, nas virilhas, e também nas "bochechas" da bundinha). Veja se os babadinhos da fralda estão todos pra fora, puxe a frente para cima, até a cintura do bebê e então feche a fralda. A maioria delas vêm com fecho abre e fecha, então você fecha de um lado, depois do outro, e aí abre de novo pra ajustar. Eu coloco a fralda apertadinha mesmo, puxo bem nas laterais porque não quero fralda vazando (calma, não o suficiente pra machucar a minha pequena, mas pra que fique bem justo).

E é isso. Descarte a fralda usada no lixo, dê um beijo no seu bebê e faça alguma atividade com ele, como ouvir música, dançar com ele no colo, ler um livro pra ele ou colocá-lo para fazer tempinho de barriga (coloque-o de barriga para baixo sobre a cama para que ele levante o pescoço, o que fortalece a musculatura abdominal e lombar - não o deixe nessa atividade sem supervisão nem por um minuto!!).




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Hair frenzy!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...