segunda-feira, 29 de abril de 2013

Querer amamentar x conseguir amamentar



Quase 3 meses que a minha filhotinha nasceu e ela é só alegria! Cada dia mais linda! (Tá, eu sou muito suspeita)

Mas meus sonhos de amamentar exclusivamente já se foram embora, e agora eu sigo dando fórmula (Aptamil é o nome do leite) e dando o peito quando ela quer pegar. Porque ela acostumou com a mamadeira e briga, briga, briga quando vai pegar o peito. Tenho que dizer que é muito, muito frustrante e triste isso pra mim.

Desde o começo foi difícil. Ela não tinha muita paciência com o peito e chorava muito. Comecei a tomar Equilid para aumentar o leite, mas mesmo assim a briga continuou. Pra completar, a pega estava errada e meus seios ficaram super machucados. Mesmo assim eu insisti, e acabou que ela mal e mal ganhou peso. Aí a pediatra mandou complementar. E agora o que está complementando é o peito, porque ela toma muito mais leite na mamadeira do que no peito. E tiro na bomba manual, mas não sai muito leite, mesmo tomando Equilid e Plasil (sim, Plasil tem como efeito colateral aumentar a produção de leite materno). Assim temos vindo nas últimas semanas.

Como disse uma amiga minha, a gente tem aquela fantasia de que vai ser tudo fácil, vão jorrar rios de leite, mas na prática não é bem assim. Eu fiz cesariana, mas no hospital já tinha bastante colostro, tudo parecia bem, a não ser, claro, pelas mordidas que ganhei da filhota que me faziam ver estrelas. E muitas mulheres dizem que, mesmo quando a pega está certa, até o mamilo acostumar, você fica sofrendo consideravelmente. Pra mim foi bem dolorido. Usei duas coisas: o creme Millar, que é feito de lanolina, e um óleo que me deram no hospital, o V-Declair. Ajudam bastante.

Nós compramos duas mamadeiras Calma, da Medela. Essa mamadeira supostamente faz o bebê mamar do mesmo jeito que mamaria no peito. Mesmo usando essas mamadeiras, minha filha parece cada vez mais relutante em pegar no peito. Segundo um médico especialista que fomos, isso se chama "expectativa de fluxo", isto é, o bebê acostuma com a maior quantidade de leite que sai na mamadeira e por isso não quer o peito.

Mas o fato é que não tenho mesmo muito leite, mesmo no começo quando estava dando o peito com mais freqüência e tirando leite na bomba manual também com mais freqüência, não saía muito. Minha idéia agora é continuar bombeando pra ir dando na mamadeira e continuar oferecendo o peito e torcendo para que ela não brigue muito (torçam por mim).

Então querer amamentar não significa conseguir. Minha dica pra quem tá grávida é fazer um cursinho de amamentação ANTES do bebê nascer e ler tudo o que puder sobre o assunto.

Isso tudo é pra eu pagar a língua porque quando estava grávida falava que mãe que não amamenta é porque não se esforça. Agora eu sei como é difícil, mesmo pra quem consegue. Então, amiga, não fale de outra mãe, porque você pode acabar queimando a língua.


Um comentário:

  1. Poxa que chato! Comigo foi tranquilo! A briga aqui é para desmamar...Sofia não aceita nenhum outro leite :(

    ResponderExcluir

Hair frenzy!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...