quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Gravidez não é doença! Será?



Essa você já ouviu, ou já falou, ou ambos. Gravidez não é doença. Mas será mesmo?

Uma das primeiras coisas que eu achei engraçadas foi a história dos sintomas. Não é doença, mas tem sintomas. E MUITOS sintomas.

Mas calma, não quero apavorar ninguém. A verdade é que, embora gravidez não seja doença, é um estado muito especial (em vários sentidos) na vida de uma mulher e requer muitos cuidados (mais ainda se você tem algum problema de saúde como hipertensão ou diabetes, por exemplo). E não é pra qualquer uma, não! É um período em que seu organismo é super exigido e tudo o que você faz ou deixa de fazer pode influenciar na sua saúde e na do seu bebê.

Digo isso porque quero esclarecer umas meninas maluquetes por aí, que acham que é tudo lindo e não pensam nas dificuldades que com certeza enfrentarão. Não só durante a gravidez, como depois que o bebê nascer. Um bebê não é um brinquedo. É uma responsabilidade para a vida toda (sim, mesmo depois de adulto você vai continuar sendo mãe dele ou dela).

Ficou claro? Gravidez e maternidade não são bolinho, não. O ideal é você se preparar para isso e, mesmo assim, coisas podem fugir ao seu controle. Eu esperei anos da minha vida para engravidar porque queria que minha filha ou filho tivesse um pai. Item de primeira importância da minha lista. E dois, eu queria ter um marido companheiro que pegasse junto comigo. Agora tenho isso, então engravidei feliz e consciente. Não sou contra mães que optam por produção independente, cada um, cada uma. Só que pra mim isso era muito importante, nunca quis ter filho sozinha, acho que a responsabilidade é grande demais.

Voltando ao assunto. Desde o começo você vai sentir os tais sintomas. E é muito importante que você comece o quanto antes o acompanhamento pré-natal. Assim que descobrir que está grávida, corra pro médico. Deixe pra contar pra todo mundo depois. Eu optei por esperar 3 meses pra contar, só contei para pessoas bem próximas. Porquê? Porque no início da gravidez há grande risco de aborto, em especial se for a sua primeira gravidez, como no meu caso. Por isso, achei melhor esperar. Tenho várias amigas que passaram por essa situação dolorosa, de perder o primeiro bebê, e não desejo pra ninguém.

Uma coisa que ninguém fala é que gravidez dói. É, dói sim. Seu útero vai expandindo e você sente dor. E gases doem também! Nossa, no primeiro trimestre eu tive muito, e chegava a ficar sem poder respirar direito!

Esse post aqui é pra recomendar cuidados, acompanhamento médico e também leituras! Estou lendo 3 livros sobre gravidez e bebês: O que esperar quando você está esperando, o Guia da Clínica Mayo para uma gravidez saudável e A solução sem choro para o beber dormir. Além disso gosto muito dos sites Bebê.com.br e o da Pampers. Quanto mais informada você estiver, mais tranquila ficará, na minha opinião. E boa gravidez!

4 comentários:

  1. Nossa tive 2 filhos e AMEI estar grávida!
    Sinto uma saudade imensa daquela fase! Eu não tive a maioria dos sintomas descritos acima, na primeira gravidez apenas tive enjooos até o 3 mês e na segunda tive apenas azia... Engordei apenas 3,5 kg nas duas, e fui uma grávida bem saudável, meus filhos nasceram com 3,5 kg...
    Não é doença definitivamente! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guria sortuda! Eu não tive enjoos, mas em compensação os gases, nossa! Um horror. Ainda mais que estou anêmica, então a nutricionista me mandou comer feijão todos os dias, aí já viu, né? Eu estou curtindo estar grávida, mesmo com as coisas ruins. Faz parte! Beijão!

      Excluir
  2. Muito legal, Vica!!!
    Parabéns! E continua contando tudo! Tou adorando os teus relatos!
    beijocas

    ResponderExcluir

Hair frenzy!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...