quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Eu amo uma química, mas...

Quem acompanha esse blog sabe que eu amo uma química... capilar!
Adoro mudar a cor do cabelo há muito, muito tempo.
Mas páro por aí. Apenas uma vez fiz uma dessas escovas da moda, no caso, escova de ostra. Senti meus olhos arderem de leve na aplicação e levei medo daquela química.
Primeiro gostei do resultado, mas depois de uns dias enjoei do cabelo liso e sem movimento. Ainda bem que saiu rápido, fora a cor, prefiro meus cabelos ao natural: meio lisos, meio ondulados. No volumão, dá-se um jeito com presilhas ou cremes de tratamento.
Fico cada vez mais preocupada com os cosméticos que uso; aqui no Brasil muitos contêm substâncias que podem causar câncer e por isso já são proibidas em outros países, a exemplo do triclosan. Usada comumente em desodorantes, cremes dentais e sabonetes, essa substância está ligada a casos de câncer. E isso faz tempo: encontrei uma matéria publicada no Terra em 2005! No entanto, até agora, permanece sendo usada em cosméticos no Brasil, é só você ler a composição do seu sabonete e desodorante e vai estar lá.
A Mirna Ferraz, a Alice do Alice Disse, está horrorizada porque descobriu uma substância maléfica presente em artigos infantis, como mamadeiras e chupetas. A substância, chamada Bisfenol A pode causar sérios problemas no desenvolvimento dos pequenos, mas continua sendo usada para a fabricação de produtos no Brasil por diversas marcas.
Pesquisando sobre cosméticos "limpos", cheguei ao site No More Dirty Looks. Criado pelas jornalistas Siobhan O’Connor e Alexandra Spunt, que escreveram o livro de mesmo nome, o site se propõe a informar e levantar questões sobre o uso de químicos perigosos nos cosméticos. E também sobre como podemos consumir de maneira mais ecológica e consciente, buscando uma beleza mais natural e segura.
Uma coisa que poucas pessoas prestam atenção, mas eu como leitora voraz, inclusive de rótulos, já percebi, é que esmaltes têm substâncias tóxicas. Embora aqueles rótulos minúsculos não esclareçam muito, vários deles contém a inscrição: não deve ser usado por gestantes. E, no entanto, o que eu mais vejo são mulheres grávidas com unhas coloridas por aí. Comumente, é a substância Dibutilftalato, que interfere na produção de hormônios, e isso, nas grávidas, pode causar problemas no desenvolvimento do feto. Essa substância está proibida na União Européia há mais de 10 anos!
A verdade é que, como dizem as autoras de No More Dirty Looks, a gente acha que não acontece nada usar um creminho, um sabonetinho, mas no final das contas, a gente pode acabar com sérios problemas, como alergias, intolerâncias e até mesmo câncer.
Além disso, esses cosméticos são mais uma fonte de poluição para sua cidade e para o planeta.
Para quem tiver interesse, tempo e souber ler em inglês, clique aqui para tomar conhecimento de uma pesquisa realizada no Canadá sobre os químicos que estão presentes nos cosméticos. Você vai se surpreender.
Das marcas que são conhecidas dos brasileiros, citadas nesse documento por conterem 6 ou mais das substâncias que eles mencionam como tóxicas, estão a Clarins, a Joico, a L'Oreal (que eu amo, mas testa em animais, além de tudo), a Lâncome, a Neutrogena, a Rimmel, a Tigi e, para minha maior surpresa, a The Body Shop, que alega fazer produtos com ingredientes naturais!
Eu há muito tenho uma preocupação de não usar produtos que são testados em animais. Hoje em dia existem muitas marcas que produzem cosméticos não testados em animais e veganos (sem qualquer componente de origem animal). No entanto, vegano, não testado em animais, apesar de serem coisas boas, não significam, necessariamente, que esses produtos sejam "limpos", isto é, totalmente livres de substâncias tóxicas.
Isso é bem difícil, eu sei.
As autoras de No More Dirty Looks conclamam suas leitoras a não usarem mais sabonete. É um desafio que está no blog e elas prometem um prêmio. O argumento contra o sabonete é justamente o triclosan. Especialmente no rosto, o uso de sabonete agride muito a pele. Minha mãe sempre me conta de uma senhora  que ela conheceu que, segundo ela, tinha a pele mais linda que ela já viu. A tal senhora afirmou que nunca, nunca usava sabonete no rosto. Removia a maquiagem com creme, e lavava apenas com água.
Eu sofro de acne e ficar sem lavar o rosto é impossível pra mim. Além disso, eu uso protetor solar, hidratante específico e creme pra acne, praticamente todos os dias (às vezes eu esqueço, confesso). Ou seja: preciso lavar. Mas estou concluindo, depois de muito tempo lutando com a acne, que sabonete não é mesmo a melhor alternativa.
Depois que eu publiquei um post aqui sobre removedores de cravos para o nariz, a Pri, do Shampoo de Laranja, resolveu experimentar esses adesivos e fez um post contando a experiência. Nos comentários do post dela, achei um de uma menina falando sobre limpar o rosto com óleo e fui atrás.
O site que ela linkou fala sobre limpar o rosto com misturas de óleo de rícino, e diz que esse tipo de limpeza realmente remove cravos e outras impurezas da pele. Eu não sei se vocês já viram isso, mas eu lembro, quando era criança, que minha irmã brincava na terra e ficava com "cascão", uma sujeira grudada na pele. Minha mãe usava óleo Johnson's para remover aquilo, e não sabão/sabonete. A pele de bebê da minha irmã ficava limpinha, limpinha.
Então, estou muito a fim de experimentar isso, porque ando meio cansada de lavar, lavar, lavar o rosto com mil sabonetes especiais (e caros: Biotherm, Vichy, La Roche...) e minha pele estar sempre oleosa e com acne. Quando eu começar, vou postar tudo aqui, tenham certeza.
As autoras de No More Dirty Looks usam produtos naturais para limpar o rosto e alegam que suas peles nunca estiveram tão radiantes. Dentre eles, uma delas usa mel para limpar o rosto, o que faz todo sentido, já que mel é um antimicrobiano e anti-séptico natural, e óleo de coco como removedor de maquiagem. Eu já usei mel para limpar o rosto e deixa a pele ótima. Fora que é super barato.
O óleo de coco parece uma alternativa, será que é tão eficiente para remover maquiagem quanto minha solução micelar da La-Roche Posay que eu amo?
Alguém aí costuma usar produtinhos "verdes", feitos em casa, para cuidar da beleza?

7 comentários:

  1. Não uso pelo simples motivo de que nao adianta eu passar mel no rosto e tomar uma coca-cola em seguida. Tudo dá cancer.
    Pra viver uma vida saudavel tem que radicalizar.

    ResponderExcluir
  2. Vica, de fato é super preocupante, mas isso vira uma questão de mudança cultural né? cosmético "limpo" é caro pacas e ainda é quase como unicórnio no Brasil... Se até marcas conceituadas pela qualidade como Loreal e Lancome usam esses ingredientes, vai ser difícil de se propagar por aqui..Acho que nosso papel como consumidoras e, de certa forma, formadoras de opinião, é justamente pressionar a indúsrtia nacional para esse enfoque né?´
    De qualquer maneira é um debate super válido, parabéns pra ti e pra @alicedisse pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  3. Hahaha, Lara, te adoro! Tudo dá câncer!
    É e não é verdade.
    Mas acho que substâncias que estudos comprovam que causam danos, essa devem ser evitadas.
    Também acho, Tati, que cosméticos "limpos" são caros. Mas às vezes a gente usa coisa demais, sem necessidade. Segundo informações que catei no site da FDA (tipo a Anvisa dos EUA), existem níveis de triclosan considerados seguros. O problema é que colocam em tudo e acaba acumulando.
    Um exemplo: meu adorado (e baratíssimo) creminho de mãos de baunilha, da Avon, tem triclosan. E a embalagem não informa a quantidade. E eu uso TODOS OS DIAS, além do desodorante, do sabonete, do hidratante corporal...

    ResponderExcluir
  4. mas ficar sem coca-cola é fácil!!!
    passei dois anos sem, dei uma fraquejada, mas já estou há quase um mês sem beber refrigerante.
    o difícil é ficar sem esses produtos de higiene. e eu sou uma desleixada, só uso sabonete, shampoo e condiocionador. até protetor solar eu esqueço de passar. talvez parando de usar sabonete, a gente não precise usar hidratante.
    enfim... ontem tomei banho, mas não passei sabonete no rosto, só pra testar. daqui um mês eu volto aqui e conto o que deu.

    ResponderExcluir
  5. Eu tb acho fácil ficar sem coca-cola. Até sem chocolate. Às vezes eu passo meses sem comer chocolate. Refrigerante não sei o que é há anos! Mas ficar sem sabonete é difícil mesmo. Hoje é meu 2o dia... tenho um sabonete cremoso da Nivea no meu box e ele olha pra mim no banho, dá um aperto no coração...

    ResponderExcluir
  6. Olha muitos produtos são citados como canrígenos e testados em animais, por isso é bom sempre procurar marcas que realmente são de qualidade e conhecidas e mesmo assim se aprofundar nelas. Uma marca que gosto e confio e que realmente não testa em animais nem possuem os "tais" ingredientes citados no site que vc indicou é a Alfaparf. Sempre uso tanto em mim como nas minhas clientes exatamente por ser ecologicamente correta.

    ResponderExcluir
  7. Oi Vica tudo bem?
    Em agosto do ano passado fui visitar minha filha que mora na Dinamarca.Sempre tive a maior curiosidade em relação a algo que chamo eco-beauty.Pois é guria lá é o paraiso, todas as farmácias, lojas e supermercados além do organic food tb também produtos para beleza com essa filosofia: tinturas, maquiagens e principalmente óleos, que são usados para tudo.
    Aqui vão dois links de marcas , que trouxe comigo, produtos que uso diariamente e são maravilhosos, um óleo e um leave-in.
    O primeiro é scandinavo
    http://www.juhldal.dk/5754-1_FaceBodyOil/
    O outro italiano
    http://www.cosvalitaly.com/sanotint/setframe_ita_1600.htm
    bj

    ResponderExcluir

Hair frenzy!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...