sexta-feira, 14 de março de 2008

O melhor xampú... existe?



Volta e meia alguém me pede uma dica de xampú. Eu uso uns quantos, sempre ouvi dizer que é bom não acostumar o cabelo, e eu adoro experimentar. No meu box agora tem dos mais baratos (Suave, da Elene Curtis, que é uma droooooga), até um mais caro, da Bonacure. Eu tenho uns xampús específicos, como um para cabelos oleosos, um antiresíduos, um extraperfume da Eh (que eu achei que tem o cheiro forte demais). Brabo mesmo é encontrar um bom para o dia-a-dia.

No momento, ando à procura. Estou usando aquele da Natura para manutenção da cor, que falei antes, alternando com o Dove para cabelos descoloridos e um da Fructis. Nenhum que eu ache realmente bom, tampouco que funcione para qualquer coisa além de limpar o cabelo.

Essa semana tive uma péssima experiência com o xampú da linha Vitavinho da Vita-A, que promete cabelos super limpos e cumpre: o negócio é um detergente tão forte, que eu tive que lavar meus cabelos de novo com um xampú hidratante e passar condicionador duas vezes, além do leave-in, para poder pentear os cabelos. Não bastasse isso, o xampú descamou meu esmalte!!! Totalmente reprovado. A não ser que você tenha cabelos muito oleosos, senão, passe longe desse.

Na revista Veja da semana passada, tem uma matéria bem boazinha sobre xampús, sobre as substâncias presentes nas fórmulas que realmente adiantam, e as que não funcionam.

Filtro solar? Não funciona. Porque a gente tem que enxaguar o produto. O ideal é usar um leave-in, óleo ou spray de proteção solar.
Vitaminas?? Experimente se alimentar melhor. No xampú elas não fazem a menor diferença.
Silicone? Funciona. No xampú, no leave-in, no finalizador... só cuide pra não usar demais pois acabará deixando os cabelos oleosos e com aspecto pesado.
Ceramidas? Mezzo calabreza, mezzo muzzarella... dão um pouco mais de brilho, mas não assim tão especiais.
Aloe Vera? Quanto mais tempo você deixar o xampú com essa substância agindo no seu cabelo, mais hidratado ele ficará.

Além de um bom xampú, você precisa fazer uma boa lavagem. Ao contrário do que eu pensava, lavar de maneira muito vigorosa não faz bem, contribui para deixar os cabelos mais suscetíveis à quebra. Então... pega leve! Massageie os cabelos e o couro cabeludo com amor!

Quanto àquela velha polêmica do lavar ou não todos os dias, os especialistas não recomendam lavar todos os dias, mas cada cabeça uma sentença, né? Se você tem cabelos muito oleosos, talvez sinta necessidade de lavar todos os dias. Então use bons condicionadores para compensar a perda das proteínas naturais do cabelo (responsáveis pelo brilho) devido à lavação excessiva.

E se alguém quiser ver como anda meu cabelo depois de quase um mês de Casting Gloss, tem foto aqui.

8 comentários:

  1. Bom, como ando com uma queda medonha de cabelo, fui parar no excelente Fórum do Dr. Peruzzo (http://forumperuzzo.saude.ws/)Relatei o meu caso e ele foi o máximo me orientando por email. Uma coisa ele afirmou categoricamente, não existe shampoo anti-queda! É pura jogada de marketing.
    Lá no Fórum tem tb um tópico ótimo sobre os benefícios da babosa, a planta mesmo, que alias já estou usando. Ela evita quedas por ter um poder antiséptico maravilhoso, daí é só passar no couro cabeludo que fica tudo uma blz! Eu ainda passo no resto do cabelo e fica brilhoso.
    Às vezes penso que deveria parar de comprar tanta química, sabia? É só pesquisar um pouco pra descobrir que o que a industria transforma em shampoos, cremes ect está na natureza, é questão de saber usar direitinho ;)

    bjimm
    Andrea
    http://purabellezza.blogspot.com/

    ps: Ah! Se cabelo tá com um brilho incrível! Qdo precisar retocar o cabelo, vou experimentar o casting gloss :)

    ResponderExcluir
  2. Vou dar uma olhada neste forum. Babosa e aloe vera são a mesma coisa, e funciona, sim. Babosa serve pra um monte de coisas. Mas pra queda de cabelo é melhor procurar um médico, porque pode ser problema hormonal ou tantas outras coisas. Eu já comprei outro Casting!! Hehehe!! Na cor granada, um acobreado. Vou experimentar em breve.

    ResponderExcluir
  3. Adorei teu cabelo. Mechas fazem a diferença. Ficam muito lindos. Mas, eu ando dando um tempo para meu coitado e detonado cabelinho.
    Eu ia postar sobre isso: shampoos. Se são tão diferentes assim:preço x benefício.
    Adorei a cor do teu.
    E quanto aos shampoos ando usando de tudo...

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto dos shampoos da linha Eh Cosméticos. Um poucos caros pro dia-a-dia, mas vale pelo resultado. Inclusive o anti-queda. Já usei e achei que melhorou um pouco.
    Tb vou usar o Casting Gloss!!!! Ainda não escolhi a cor, mas acho que vou usar o terracota!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. tá linda a cor e o brilho do teu cabelo. como só faço minhas mechas no cabelereiro, não faço idéia do produto que ele usa. sou completamente reprovada em jeito e graça para me arriscar a fazer qualquer coisa no cabelo sozinha.
    e quanto ao shampoo, tento mudar, mas acabo sempre voltando para o mesmo. devo ser adicta em Elseve vemelho.

    ResponderExcluir
  6. Mônica, eu gosto do Elseve vermelho. Gosto de quase todos da Elseve, mas sou suspeita pra falar porque adoro L'Oreal. Eu já usei o xampú antiidade da Eh, Dani, e achei super bom. Mas esse extra perfume eu não gostei muito.
    Dani R, na reportagem da Veja eles mencionam rapidamente essa questão do preço, se o mais caro realmente é o melhor e a verdade é que: depende.

    ResponderExcluir
  7. Vica, quando olhei a propaganda desse programa de tv sobre cabelos, lembrei de ti (mas tu não é descabelada, é claro, pelo contrário, rsrsrs). Beijinhos

    http://brasil.peopleandarts.com/fashion/descabelados/

    ResponderExcluir
  8. Oi Vica, sou novo por aqui. Sem querer achei seu blog e estou adorando seus posts. Meu nome é Jefferson e trabalho como coordenador de marketing na Semo Cosmetic, empresa dona da marca Red Iron que você já citou alguma vez.
    Eu achei interessante que tudo o que você disse é verdade, mas tem um lado técnico por trás de disso.
    Por exemplo, quando você disse que é bom não acostumar o cabelo com o mesmo shampoo, na verdade não é que o cabelo fica mal acostumado com o tempo. É porque depois do shampoo, sem você perceber, você usa condicionador, leave-in, gel, pomada, spray de brilho etc, e tudo isso com o tempo fica dentro da cutícula do cabelo. E não há shampoo para uso diário que consiga limpar 100% o fio. E é por isso que dá a impressão que o cabelo ficou mal acostumado com o mesmo shampoo.
    Neste caso, o ideal é usar um shampoo anti-resíduo ou de limpeza profunda. Aí você pode até voltar a usar aquele shampoo que mal acostumou seu cabelo.
    Beijo e continue postando.

    ResponderExcluir

Hair frenzy!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...