domingo, 3 de abril de 2011

Limpe seu rosto com óleo


Escrevi uns tempos atrás um post falando sobre a limpeza de pele com óleo. Muita gente ficou chocada:"o quê? Tá maluca? Eu tenho a pele oleosa, imagina que vou passar óleo nela! Nem pensar!"
Mas outras pessoas resolveram, como eu, experimentar, e ficaram surpresas com o resultado.
Também escrevi sobre o desafio de parar de usar sabonete. Bom, parei mesmo, não uso mais e confesso que não sinto mais falta. Só uso sabonete para lavar as mãos, o corpo e o rosto? Lavo só com água.
Recebi esse e-mail, que mostra como a técnica é eficiente:

Oi Vica! Tudo bem?

Experimentei limpar o rosto com a mistura de óleos que tu mostrou no blog e sabe que deu bem certo? Tava com muito medo, pois minha pele é bem oleosa e no calor que faz em POA eu achei que não ia dar certo, mas já fiz duas vezes!

Meus cravos não saíram tanto, mas a pele tá muito menos oleosa. Sempre usei o Effaclar para lavar o rosto, mas depois que limpei rosto com os óleos uma coisa estranha aconteceu: nesse carnaval viajei e levei o mesmo Effaclar. Usei uns dias e pra minha surpresa minha pele ficou muito sensível, cheia de bolinhas perto do queixo. Substitui emergencialmente por um sabonete em gel para todos os tipos de pele da Panvel e pronto, problema resolvido! Tô achando super estranho essa mudança na minha pele, mas tô adorando não ter que cuidar tanto.

Uma coisa: no site que tu indicou, não achei nada sobe a validade da mistura dos óleos. Acabei fazendo demais e sobrou, tu sabe algo sobre a conservação?

Muito obrigado pela atenção!

Bjos,

Liége


Primeiro quero pedir desculpas à Liége pela demora na resposta. Demorou, mas veio.

Bom, como funciona a limpeza com óleo? Você faz uma mistura de óleo de rícino e outro óleo de sua preferência. Eu usei óleo de girassol, de cozinha mesmo, na primeira vez que fiz. Não ficou fedido, mas o cheiro não é muito bom. Então comprei óleo puro de jojoba, que tem um cheiro bem melhor. Você mistura os óleos de acordo com seu tipo de pele: 1 parte de óleo de rícino para 2 partes do outro óleo, se sua pele é seca. 1 parte de óleo de rícino para 1 parte de outro óleo se sua pele é normal. 2 partes de óleo de rícino para 1 parte do outro óleo se sua pele é oleosa.

Eu aconselho a fazer pouco, apenas o suficiente para usar umas duas ou três vezes, justamente para não ter problemas com a conservação. Se você fizer uma mistura maior, leve em consideração a data de validade do óleo que vence primeiro.

O ideal é fazer essa limpeza uma vez por semana. Nos outros dias, você lava com água apenas e usa um demaquilante para peles sensíveis, como a solução micelar da La-Roche Posay ou da Vichy.

Para limpar com o óleo: lave bem o rosto com água, e prepare uma água bem quente (mas não pode ser "pelando", ok?). Passe a mistura dos óleos nas mãos, esquente esfregando as mãos e faça uma massagem em todo o rosto, concentrando-se nas áreas com mais cravos. Depois pegue uma toalha, mergulhe na água quente, torça para tirar o excesso e coloque em cima do rosto. Deite-se, relaxe e faça essa mini sauna. Depois que a toalha esfriar, repita o processo: molhe a toalha na água quente, torça, coloque no rosto de novo. Eu faço 3 vezes.

Depois pode esfregar a toalha no rosto pra tirar o excesso de óleo e está pronto. Não precisa lavar nem nada. A pele fica incrível!

Como a Liége falou, se você volta a usar sabonete, a pele responde negativamente. Sabonete é muito agressivo, eu também resolvi usar sabonete um dia, o Asepxia, e meu rosto ficou cheio de espinhas! Parei total.

Não uso mais sabonete, nem essa quantidade (agora vejo, absurda) de cosméticos no rosto, e minha pele está bem menos oleosa.

Existem muitos tipos de óleos que você pode encontrar em farmácias de manipulação. Não compre óleo essencial, mas sim óleo puro. O óleo de jojoba, por exemplo, é tão bom, que você pode aplicá-lo puro nos cabelos (enxágue depois), para deixá-los macios e brilhantes, e também na pele, onde ela estiver muito seca, como em calcanhares e cotovelos.

Hoje em dia existem muitos produtos a base de óleo no mercado, um dos mais famosos é o Moroccan Oil, que deixa os cabelos uma maravilha! E também o Orofluido. Mas tem também o óleo de arnica, para massagens relaxantes, em especial nas pernas e pés, e o óleo de bétula, que serve para amaciar a pele e ajuda a trata a celulite.

Eu sou muito adepta dos óleos, acho que servem pra várias coisas, em especial para deixar a pele bem tratada. Quem experimentar essa limpeza de pele, por favor me diga o que achou.

8 comentários:

  1. Eu já tentei ficar sem lavar o rosto com sabonete, não deu certo pra mim. Só água foi uma desgraça, o que deu mais certo foi lavar o rosto com argila. Limpar com óleo é legal, mas me dá uma certa preguiça. Já cheguei a fazer desse jeito que vc indicou, depois testei limar com óleo e depois lavar com sabonete líquido. O que tem funcionado muito bem pra mim é lavar com sabonete líquido bem suave (uso um sem corante, sem parabenos e sem óleo mineral), borrifar uma "água termal" genérica caseira que eu faço e hidratar com óleo de coco. O óleo de coco é uma maravilha tanto pro rosto quanto pros cabelos e para o organismo inteiro quando ingerido. Aliás, minha pele é acneica.

    ResponderExcluir
  2. Cintia, também tenho problema com acne, mas ficar sem sabonete tem sido uma boa. Realmente, fazer a limpeza com óleo dá preguiça, mas acho ótimo o resultado. Conta aí a receita da tua água termal caseira!
    As moças do No More Dirty Looks falam maravilhas do óleo de coco, preciso experimentar! Beijão!

    ResponderExcluir
  3. A minha "água termal" é assim:
    Eu coloco algo em torno de um colher de sopa de argila (eu uso a negra, mas acho que dá pra usar o tipo que for mais apropriado pro tipo de pele) em um copo com água destilada e misturo. Deixo decantar durante a noite e transfiro só a água pra um borrifador.
    Pra mim foi melhor que qualquer tônico, sem contar que é hiper barato, totalmente natural, e não dá alergia (apesar da água termal ser justamente pra pele irritada, minha mãe que é esteticista já viu várias clientes que tiveram alergia à água termal dessas marcas famosas). Borrifar isso no rosto depois de passar base mineral deixa a pele perfeita!
    Pra mim essa rotina de lavar com sabonete líquido suave, borrifar essa água e passar o óleo de coco foi melhor do que a limpeza de óleo. Sorte minha, pq é bem menos trabalhoso!
    Experimente o óleo de coco sim, é maravilhoso! A pele não fica nada brilhante, e se vc usar um pouquinho no cabelo como reparador de pontas, tb é ótimo. Sem contar no cheirinho de coco... hmmm!!!!
    Se vc quiser dar uma lida eu fiz um post no meu blog um tempo atrás sobre isso, inclusive indicando a limpeza com óleo.
    www.monsterbillylady.blogspot.com
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Cintia, eu vi teu post, achei muito bom, mas não consigo comentar lá no teu blog! :(

    ResponderExcluir
  5. Que legal ver meu e-mail por aqui!!!
    Virei super adepta da limpeza com óleo, tanto que comecei a doar alguns produtinhos que tenho em casa!!!
    Ouvi falar também que existe óleo de Argan puro para vender e que o efeito nos cabelos seria maravilhoso, além de ser muito mais barato que o Moroccan Oil!!! Ainda não achei, mas tô procurando!
    Só ainda tenho dúvidas sobre a conservação da mistura do óleos.
    Bjos e obrigado!
    Liége

    ResponderExcluir
  6. minha nossa. eu vivo, vivo, vivo e nunca vou ver tudo (demos graças ao senhor, amém). tu jura que isso é bom? tu jura que faz diferença?
    *
    *
    eu sou doida por sabonentes bemmmmmmmmmm fortes. cheios de ácidos e poderes obscuros, talvez por isso esteja até meio mole das pernas depois de ler o que tu escreveu.
    *
    *
    beijo da debora, a mãe do theodoro, mais conhecida como a moça que não sabia o que é um sweater.

    ResponderExcluir
  7. Eu juro que faz diferença, Débora! Eu tb era a maníaca do sabonete. Mudei de casa e tu não sabe a quantidade absurda de sabonetes que encontrei no meu guarda-roupas! Além de todos os que estavam no banheiro. Mas é uma maravilha livrar-se deles.
    Liége, eu acho que é bom fazer pouco da mistura, assim tu não tens problema de conservação. E se tu achar o óleo de argano puro, me avisa que eu queroooo!!!

    ResponderExcluir
  8. Ahh, ta aí meu erro.
    Li em um bocado de sites sobre a limpeza com oleo, mas nao tinha me entendido com a frequencia ainda.
    Faz 15 dias que comecei (to bem afim de diminuir ao maximo o numero de cosmeticos que uso), mas tava usando a limpeza com oleo todo dia.
    Minha pele, que é meio oleosa, ta ficando seca e tem aparecido mais espinhas (geralmente so tenho cravos).
    Tinha atribuido isso a um processo natural da pele entrar em equilibrio, maaas pelo jeito pode ser que ainda estou limpando demais.
    Sobre os dias em que lava só com água, tens alguma dica especifica?
    Massageia com a ponta dos dedos no banho? Só joga água e nem põe a mão...?
    Obrigada! Bj.

    ResponderExcluir

Hair frenzy!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...