domingo, 15 de fevereiro de 2009

Cabelos iluminados - arrisca tentar em casa?

Falem bem, falem mal, mas um cabelo loiro sempre chama a atenção e todo verão a gente vê aquela corrida de mulheres desvairadas ao salão mais próximo para fazer luzes e mechas e dar uma clareada no cabelo.
Existem várias opções de luzes e mechas para clarear muito ou pouco, ao gosto da freguesa.
Agora está na moda aquele estilo surfista, que é para parecer que o cabelo descoloriu naturalmente, por causa da ação do sol e da água do mar. A verdade é que muita menina usava parafina para descolorir os cabelos, o que realmente funciona, mas deixa a cabeleira totalmente destruída. Não use parafina! Não faça isso com seus cabelos!!
Esse estilo surfista é relativamente fácil de fazer, e eu até arriscaria fazer em casa. A raiz é escura propositalmente. Ou seja, você deixa uns dois dedos de raiz e aplica descolorante no resto do cabelo. Sim, em todo o cabelo, deixando a raiz de fora. Vá cuidando conforme a cor for abrindo. Não deixe mais de 20 minutos sob hipótese alguma!
O descolorante deixa o cabelo fino e quebradiço. Uma amiga que costumava descolorir em casa, adotou a técnica de misturar queratina líquida no descolorante para dar uma amenizada no efeito.
Eu sugiro que você compre pó descolorante profissional (Wella Blondor ou Schwarzkopf), água oxigenada 30 volumes, também profissional. O descolorante misturado na água oxigenada costuma ficar roxo. Você tem que deixar a mistura cremosa, mas mais pra líquida, para ficar no ponto.
Passe no cabelo, cuide o quanto abre, lave bem, tire tudo, e com o cabelo molhado mesmo, jogue um tonalizante loiro, de preferência um que puxe para o loiro cinza, do tom mais claro que você encontrar. Só use dourado se esse for seu objetivo. O problema do dourado é que ele costuma "puxar" pro laranja, então só use se realmente tiver certeza.
Se depois de seco não tiver ficado como você quer, espere uns dois dias, e use descolorante de novo, para clarear mais. Geralmente não clareia bem na primeira vez.
Mas atenção, o processo agride muito o cabelo, você vai precisar de um bom creme de tratamento, e shampoo e condicionador específico para cabelos descoloridos ou danificados.
Se você tem o cabelo sem tinta, pode experimentar clarear usando tintura loira, em dois ou três tons diferentes, para conseguir um degradê. Na verdade, essa outra técnica, pode ser feita com qualquer cor de tinta, para dar uma mexida no visual. Assim, se você tem cabelo castanho, por exemplo, pode usar dois ou três tons de vermelho para aquecer o look. Ou pode usar loiro, ou até tons de marrom e chocolate.
Divida o cabelo em duas partes, e a partir daí vá separando mechas. Você escova essas mechas com o pente, mas ao contrário, você sobe o pente e deixa seu cabelo embaraçado. Sobram algumas mechinhas, e é nelas que você aplica a tintura. Você vai precisar de papel alumínio para embrulhar as mechas depois de aplicar a tintura. Você pode ir intercalando os tons de mecha para mecha. Deixe agir o tempo da tinta, e depois lave. Escolha tons que sejam 2 números acima do seu (sobre números leia post que será publicado no blog das Trendy Twins em breve).
A técnica tradicional de mechas de papel acho mais difícil você conseguir fazer em casa, mas se quiser tentar... divida o cabelo em 4 partes iguais, formando uma cruz no topo da cabeça. Vá separando mechas, e nas mechas, separe fios com a ajuda do cabo do pente. É quase como se você costurasse os cabelos com o cabo do pente, assim, de cada mecha, você separa mechinhas bem fininhas. Também é necessário usar papel alumínio. E descolorante. Nessa técnica, em princípio, não se usa tonalizante. Mas eu acho que sempre fica melhor quando se usa, em especial os 3 tons da Richesse da L'Oreal, chamados de milkshake, que são justamente para tonalizar cabelos que tem mechas claras e escuras.
Por último, a "novidade" são as mechas espanholas. Eu já vi muito cabelereiro fazer isso por aqui e não sei porque são novidade, e nunca ninguém me disse que a técnica era espanhola, mas enfim... parece que tá na moda essa coisa de nacionalidades (mechas espanholas, escova marroquina, mechas californianas e por aí vai). Essa é bem mais simples, você simplesmente molha o pente no descolorante e aplica aleatoriamente em fios do cabelo, dando uma iluminada muito mais sutil. De novo, é bem provável que o tom não fique como você quer da primeira vez e aí você terá que repetir a operação.
Fazendo qualquer técnica dessas, em casa ou no salão, você terá que investir em bons produtos para manter os cabelos tratados.
Algumas sugestões: Shampoo Tigi Bed Head Self Absorbed, para cabelos danificados; linha Chroma Riche da Kerastase, para cabelos com mechas; Leave-in Color Care Matrix Biolage; Condicionador reconstrutor Dumb Blonde (algo como loira boba), da Tigi; linha Blond Glam da Redken; Platinum Blonde Shampoo do Paul Mitchell, pra tirar o amarelado; linha Blonde Action da Vizcaya; Schwarzkopf Blond Me; Klorane cuidado bifásico com Granada; máscara hidratante da Éh Cosméticos; e a nova linha Schwarzkopf Essensity, feita com ingredientes naturais. 
Seguem alguns looks para inspirar:

Jennifer Aniston, com seu cabelo maravilhoso e super copiado no mundo inteiro.

Carolina Dieckmann e seu look surfista.

Fininhas e sutis, provavelmente a técnica das luzes espanholas.


Essas duas últimas imagens tirei daqui.

7 comentários:

  1. Então, eu como não sossego com meu cabelo, resolvi testar. Estava obcecada por fazer essas mechas californianas.. fiz em apenas algumas mechinhas, na parte de dentro do cabelo, desse jeitinho aí como vc disse... A cor ficou ótima, mas em duas semanas as mechas ficaram muuuuito arrebentadas. Graças a Deus não fiz no cabelo todo! Meu cabelo tem progressiva com e sem formol, por isso acho que não aguenta nenhuma descoloração. Cortei as pontas e vou escurecer meu cabelo todo para disfarçar o aspecto ressecado. Você sabe onde acho a cartela de cores do Richesse online?
    PS: Meninas, façam teste de mecha para saber se seu cabelo aguenta!!

    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Guria, há horas procuro essa cartela online, mas ainda não achei. Mas vale a ida à loja especializada pra dar uma olhada, os tons são tão lindos!! E Kat, obrigada pela lembrança, realmente, façam o teste de mecha!

    ResponderExcluir
  3. ótimas dicas ;)
    Eu já tentei clarear o cabelo em casa, mas fiz lambança, então agora só faço minhas luzes com um profissional...adoraria saber fazer sozinha...
    beijocas

    ResponderExcluir
  4. Passando pra avisar que terá sorteio no meu blog inscrições de 16/2 a 21/2/2009, o que será sorteado? Um super kit de tratamento com shampoo e mascara da mix use!
    http://www.priemforma.com/?p=459
    Inscreva-se

    ResponderExcluir
  5. Hahahahaha
    Eu já fiz tudo isso em casa.
    Sei maluca!
    Nem sabia que tinha nome colocar no pente e passar. Sempre deu resultado satisfatório, quando não se grana para ir no salão...
    Ando louca prá dar uma clareada na minha franja. Meu cabelereiro não fez muita mecha alí..(com raiva fiquei!)
    beijos Vicaaa

    ResponderExcluir
  6. Olá para fazer essas mechas espanholas existe algum pó descolorante específico? pois os comuns sem a proteção do papel alumínio mancharia o cabelo....bjos

    ResponderExcluir

Hair frenzy!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...