sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Depoimento de uma louca por cabelos...

...na Revista Cláudia de Setembro. Você se identifica com o que ela disse?


Por um fio
Danuza Leão

Cabelos: o maior problema de uma mulher – pelo menos para mim. A vida inteira usei cabelos compridos, mas sempre pensando se cortava uma franja ou não, se fazia mechas ou não, se deixava na altura dos ombros ou no meio das costas, se alisava – ah, o tempo das toucas – ou se encrespava. Meus cabelos nunca me deram sossego.

Uma vez resolvi botar megahair na cabeça inteira, sendo que muitas das mechas eram em tons de louro quase branco, e fiquei satisfeita por uns tempos. Mas esse tempo passou, claro.

Para explicar melhor: a cada filme que vejo, quero imitar o cabelo de uma das atrizes, e, como são vários os filmes, minha cabeça não pára de pensar que no fundo eu poderia mudar, fazer uma coisa diferente, enfim, me tornar outra pessoa. Por causa disso, já fiz também muita escova progressiva... Até que há uns dois anos resolvi radicalizar. Tomei coragem e cortei meu cabelo curtinho, mas curtinho mesmo. Me achei o máximo, diferente da maioria, com seus cabelos longos e lisos. Mas a felicidade durou pouco e começou a tortura.

Fui então a um cabeleireiro caríssimo, fiquei lá de 10 da manhã às 7 da noite e saí com uma cabeleira de fazer inveja a Elba Ramalho – feliz, mas por pouco tempo. E fiz uma pesquisa com as amigas: “Você me prefere de cabelo curto ou comprido?” Cada uma dizia uma coisa e eu ficava mais confusa. Sabe o que é você não ter opinião própria? Voltei ao cabeleireiro, tirei o megahair todo, gastei mais uma fortuna.

Enquanto isso acontecia, meu cabelo, o verdadeiro, ia crescendo, e de repente me vi como uma jovem senhora distinta, que é tudo que não quero na vida. Como gosto de uma cabeça meio maluca, resolvi recorrer à peruca – às perucas. Comprei três, paguei no cartão em dez vezes (ainda estou pagando) e descobri que não era nada daquilo que eu queria.

Dei as perucas, tirei as mechas e passei uns dois meses sofrendo tanto quanto é possível um ser humano sofrer. E resolvi cortar de novo. Cortei, dessa vez ainda mais curto do que da primeira vez, e tive que ouvir de novo as opiniões: “Ah, eu adorava você de cabelão” ou “Agora você acertou no corte, está ótimo assim”. Acreditar em quem? Se eu mesma não sei o que quero, como as outras pessoas iriam saber?
Não gosto de pensar no que gastei nessa brincadeira: dava para comprar um carro. E estou com meu cabelo curtinho, ainda na fase feliz, mas a primeira coisa que me dá vontade de perguntar a qualquer pessoa que eu encontre é o que está achando do meu cabelo. E acredito em tudo o que me dizem, por mais disparatadas que sejam as opiniões.

Para falar a verdade, passo metade do meu dia pensando no meu cabelo. É minha preocupação maior, mas uma coisa já decidi: megahair, nunca mais. O que não significa que na próxima semana não vá fazer outro...

Será que todas as mulheres são assim? Vejo tantas que a vida inteira usaram o mesmo cabelo, o mesmo corte, a mesma cor... e com uma cara tão tranqüila, tão de paz, tudo que eu queria na vida!

Mas acho que, quando estiver com 100 anos, vou continuar com esse problema, porque cada um tem o seu. E o meu, o principal, o fundamental, são os meus cabelos. Como a vida é dura...

Danuza Leão é cronista, autora de vários livros, entre os quais Na Sala com Danuza 2 (ARX) e Quase Tudo (Cia. das Letras)

5 comentários:

  1. HAHAHAHAHAHA
    AMEI
    ELA DISSE TUDO!
    MULHERES NASCEM, CRESCEM E MORREM ENLOUQUECIDAS POR SEUS CABELOS!
    BEIJOS GURIAS
    ANDO DEVENDO POSTS!(VERGONHAAA)
    DANI R

    ResponderExcluir
  2. Adorei o artigo da Danuza! Aliás, gosto de todos. Meu cabelo é cacheado e sempre gostei dele comprido. Fico péssima de cabelo curto. Qdo trabalhava em tv, era obrigada a fazer escova, o que é um tormento pra quem tem cabelo como o meu, pq, por mais que se faça prancha, ele acorda tresloucado. Então, tinha de dormir de touca, o que me deprimia. Aí troquei de profissão! E hoje meu cabelo está sofrendo menos, coitado. Faço mechas apenas e hidrato. Meu namorado fica apavorado qdo tem um casamento, por ex, e faço escova, mesmo mantendo as pontas enroladas. Acha que não tem nada a ver comigo. Mas nunca meu cabelo terá paz, pq não é fácil manter o cacheado bonito.

    ResponderExcluir
  3. Ops, não troquei de profissão pelo cabelo, deixo claro! Mas ajudou o coitado!

    ResponderExcluir
  4. Adorei. Mas eu não faria megahair, e adoro cabelo curto. Só que eu também, se for contabilizar, já tinha comprado um bom carro!

    ResponderExcluir
  5. Se eu tivesse mais dinheiro, faria mais loucuras no cabelo e compraria mais produtos. hahahahaha
    Não descartaria nem um megahair.

    ResponderExcluir

Hair frenzy!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...